sábado, 7 de março de 2009

E por falar em viagens...


Vez por outra, quando as coisas por aqui se tornam muito enfadonhas e a rotina espreita tentando nos engolir, fugimos da rotina...um dos roteiros preferidos...as Minas Gerais, claro!!Nossa última viagem, em 2008, muito proveitosa , rendeu frutos e mais frutos... conhecemos pessoas incríveis, tantas histórias daria um livro...lugares ainda não visitados...emoções ainda não vividas!!
Saímos de Bom Jesus do Itabapoana, no estado do Rio e Janeiro, onde moramos. Esta cidade, faz divisa com a cidade de Bom Jesus do Norte, já no estado do Espírito Santo, e só precisamos atravessar uma ponte para mudar de estado.
Percorremos 347 km e chegamos a Tiradentes - lugar de sonho e beleza.
Nas minhas andanças e contatos, acompanhando o Tarcísio que procurava um barrilzinho com uma boa pinga mineira, uai, entramos numa loja, onde se encontra desde copo pra pinga até livros sobre pinga!!! Achei entre os livros, exemplar único naquele momento, da autoria de Raimundo de Oliveira, intitulado "Coisas de Minas - a culinária dos velhos casarões". Comprei na hora!!!! Laboratório puro...para quem, como eu, ama aquelas paragens!!
Após as leituras iniciais, descobri no índice, algo como "a vez das quitandas". Jamais havia ouvido esta palavra, com este sentido, até vir trabalhar na Caixa, conhecer meu marido e a família dele.Minha sogra, Julieta e tia Toninha quando iam fazer qualquer bolo, broa, biscoitos e docinhos, resumiam com esta palavra - quitanda.
Perambulando pelo interior de Minas, é frequente a identificação com alguém, uma palavra, um hábito que parecemos conhecer, este fato das quitandas é só mais um, que comprova a nossa origem e a influência muito forte desta cultura , apaixonante.
Voltarei a falar sobre este livro e outras curiosidades mineiras.
Em tempo, o Tarcísio achou o barrilzinho e comprou, apesar de dizer que não gosta (va ) de pinga...está aqui em casa, entre outras traquitanas...canequinha de bambu para tomar pinga, porongo ou cabaça para se colocar pinga...
" Pinga ni mim!!!!" rsrsrs
bjs












Um comentário:

Tays Rocha disse...

Oi amiga querida, cheguei domingo de SP, na maior correria, vim agradecer a visitinha no meu blog, as palavras carinhosas de sempre :o)

Queria contar que em breve terei novidades do mundo scrapístico prá vc... kkkkkkkkkk, gostou da palavra? heheheheeh

Sobre esse post....precisamos mesmo fugir da rotina, eu sem perceber estava sendo engolida por ela, agora estamos dia-a-dia experimentando novas formas de viver, porque senão cansa....
Me identifico demais com suas histórias, eu, como sempre, menina sonhadora, do interiorrrrrr, quando leio seus escritos, volto no tempo, na casa da minha avó, bons tempos.... Beijocas amiga e boa semana.