
Fiquei intrigada desde o dia em que minha amiga, Patrícia, me passou, novamente, a lista de Bodas e descobri a denominação para 29 anos de casamento - Bodas de Erva. E me perguntava: por que Bodas de Erva entre as de Hematita ( 28 anos ) e as de Pérola ( 30 anos )? Não consegui encontrar uma razão, até chegarem os meninos com a "tal da felicidade", descrita no post anterior.
Passei o dia envolvida por eles, arrastada pela jovialidade, conquistada e refém desta nova realidade, a família aumentou e novos seres estão se agregando e sendo agregados.
Passada a novidade, continuei me interrogando, silenciosamente, qual seria o sentido do rótulo - Bodas de Erva? Seria o tempero, o sabor, o toque especial , o aroma que exala de um casamento vivido a dois, a cinco, a dez ou mais pessoas? É ser um, no meio da multidão? É saber usar , com muito cuidado as quatro operações, procurando sempre um resultado positivo? É seguir pela vida , somando e multiplicando amigos, na busca diária de acertar o sabor?
Bodas de Erva - ainda me pergunto e não encontrei a resposta! Resolvi apelar para meus poucos dotes culinários e veio a lembrança do bouquet garni, que é um amarrado de ervas finas, colocado no cozimento, só para dar sabor, na hora exata, retira-se o buquê, porque esta é a sua função - saborizar!
Teria eu achado a resposta? Seria esta a função de um casal ao celebrar as Bodas de Erva? Chegar, marcar com leveza a sua presença, dar sabor e saber a hora certa de sair, amarrados como um buquê garni?
As ervas temperam e têm o poder de curar qualquer dorzinha, de cólicas de bebê a dor de cabeça. Dão sabor e curam. Perfumam com um toque leve, porém marcante. Seria este o segredo? Como explicar, como entender este amor generoso que divide e multiplica? Vence dificuldades, com fé e paciência e dribla as surpesas com criatividade? E como um jardineiro atento, retira pragas, rega, aduba, capina os matinhos que teimam em aparecer, em dias de sol e em dias de chuva.
Nunca pensamos em desistir, fomos fortalecidos pela fé e pela oração, acatando os planos de Deus quando Ele decide alterar ou refazer a nossa rota.
Seria esta a receita? Não sabemos. Aceitamos sugestões.
Bem-vinda, Bodas de Pérola!
Um beijo
Cláudia
Imagem da internet