segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Coisas de mãe


"Aonde vai o comum
o de todos os dias
o descalçar-se naporta
a mão amiga
aonde vai a surpresa
quase cotidiana do entardecer
aonde vai a toalha de mesa
o café de ontem.
Aonde vão os pequenos terríveis encantos
que tem a casa
acaso nunca voltam a ser algo?
acaso se vão
e aonde vão
aonde vão?

( Silvio Rodrigues)


Vivi nos últimos 30 dias uma rotina deliciosa quando meus 3 filhos vieram para uns dias de férias. Primeiro a Lívia e o Rafael, que foram comigo e o Tarcísio a Mariana, Ouro Preto e Tiradentes. Depois, veio o Bernardo que como a Lívia, ficou por uma semana. O Rafael ficou 30 dias, completos. Hoje, retornou à faculdade.

Ficou um vazio...não mais toque de violão, não mais telefone tocando sem parar, não mais guloseimas no café da tarde, não mais a TV direto nos canais Sportv e Multishow. Agora, tudo voltou ao lugar de sempre: cardápio light no almoço, notebook na mochila, chinelos na sapateira, computador sempre disponível e quartos arrumados...os tapetes arrumados, sem nenhuma ruga demonstram a falta de jovens moradores.

No sábado, eles voltam e será tempo de comemorar. Muitos abraços, beijinhos , barulho movimento e vida!!! Vamos comemorar o aniversário do pai.

Boa tarde,
beijos
Claudia André

domingo, 23 de agosto de 2009

Beleza


A beleza é um grito,
é um fruto,
a beleza é um vício.
É um mergulho vivo
no infinito.

( Affonso Romano de Sant'Anna)
Beijos
Claudia André

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Anjo de procissão


" Dizem por aí que os anjos voam sobre a Terra enquanto derramam a pureza do seu espírito e espalham a luz da sua imensa bondade nas pessoas que nela habitam." ( Texto da revista Casa & Ambiente Bebê - Ano 8 - nº 33)
Para quem ama causos como eu...
No dia de Corpus Cristi, depois que apreciei a beleza dos tapetes, vi passar a procissão e enquanto agradecia a Deus as bênçãos daquele dia, comecei a perceber bem em minha frente, sobre os tapetes já desmanchados, um menino de mais ou menos 8 anos, catando avidamente umas letras de papel ou papelão, que formavam uma das frases daquele tapete...ele pegava e corria, algumas caíam ele voltava e pegava outra vez. As mãos pequenas mal conseguiam segurar o pequeno tesouro encontrado...o mais interessante , que me emocionou muito, era o fato de ele ir pra cima da praça e ao notar que a letra havia caído, voltava para a rua e com aquelas mãozinhas que não conseguiam segurar mais nada, e como quem realizava um trabalho de tamanha importância, pegava outra vez as restantes, mas deixava derramar outras tantas...passados alguns minutos, quando a mãe do anjo se deu conta de que ele estava apanhando aquelas letras do chão da rua, passou-lhe um pito e fez com que ele devolvesse tudo ao pó do chão. Não reclamou nem chorou, apenas obedeceu.
A silenciosa inocência do anjo de procissão confirmou a seriedade que o momento exigia pois a missa já estava começando...
Deus abençoe todos os anjos que ainda derramam sua pureza em nossos caminhos.
Bom dia, bjs
Claudia Andre

domingo, 16 de agosto de 2009


"Começar de novo
e contar comigo
vai valer a pena
ter amanhecido
ter me rebelado
ter me debatido
ter me machucado
ter sobrevivido
ter virado a mesa
ter me conhecido
ter virado o barco
ter me socorrido
começar de novo
e contar comigo
vai valer a pena
ter amanhecido" ( Ivan Lins )
Domingo dia de pensar muiiiito ( não vou falar preguiça, me recuso a confessar...), fazendo a vida valer a pena!!
Beijos
Claudia André

sábado, 15 de agosto de 2009

E por falar em roseiras...



"Vida, casa encantada, onde eu moro e mora em mim, te quero assim verdadeira, cheirando a manga e jasmim." Thiago de Mello

Preciso confessar um desejo secreto, secretíssimo que é ter uma mangueira ( ou um pé de manga, como se diz no popular...) em meu quintal. Não tenho mais espaço. Tenho acerola e romã. Fiz, pela enésima vez, uma hortinha de vasos... mas não tenho êxito...morre tudo!!!! e acabo indo na quitanda ou no supermercado. Outra coisa que não rola aqui em casa é violeta!!! Amo!! não sei cuidar...mas hoje, pela manhã tive uma surpresa ao chegar na pia da área de serviço, mas, como é outro assunto fica pra depois.
Tanta coisa fica pra depois que tenho urgência, urgentíssima de mostrar minhas roseiraas. A roseira branca está florida. São tantas flores que é preciso fazer um jirau e ir guiando seus galhos pra não tombar. A outra, amarela quase laranja... dá umas flores lindas, mas não são boas para jarra. Só a branca mesmo para fazer a exposição da figura ... São duas roseiras, que minha mãe trouxe de Holambra para Lívia, adolescente ainda, e morando em casa. Ela plantou na entrada do ateliê e colocou nas roseiras os nomes das duas avós - Marly e Julieta. Quando saiu para estudar e morar em Campos, ficaram de herança pra mim, como o bonsai de romã, que ela ganhou, presente de formatura, da tia Nancy. Este bonsai fica na porta do ateliê, perto do outro pé de romã, o "verdadeiro", e quando se enchem de flores e frutos o ateliê também tem seu período de apogeu. Quem quiser que acredite...

Entrou pelo bico do pato, saiu pelo bico do pinto, quem quiser que conte cinco...

Bom sábado, beijos
Claudia André

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Alguma poesia"


"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura..."

Fernando Pessoa

Este pequenino beija-flor é figurinha fácil aqui, no pé de romã do ateliê. Visita-nos diariamente, mais de uma vez por dia. Sereno, com o bater agitado de suas asinhas, vem trazer poesia e inspiração para minha pintura. Descansa por alguns minutos e só retoma o voo quando me aproximo, e fico bem pertinho, uns 50 cm, me deliciando com o delicado presente, cotidiano, que a natureza me proporciona.




Foto : Claudia André